Handedness Research Institute

About HRIEngFrePor ResearchEducationFor YouSearch~Help



 
Ensinar Esquerdinos a Escrever   por  M.K. Holder, Ph.D.

                       introdução  |  posição do papel  |  preensão do lápis  |  escrita em espelho  |  referências  |  recursos


      Introdução
Ensinar uma criança a escrever com a sua mão esquerda não é o oposto de ensinar a escrever dextros. As línguas que são escritas da esquerda para a direita, como o Português, são mais difíceis de escrever com a mão esquerda - um dextro escreve para longe do seu corpo e arrasta o lápis, enquanto um esquerdino tem de escrever para perto do seu corpo e de empurrar o lápis.

Se a uma criança esquerdina for apenas permitido que escreva com a mão esquerda mas não for ensinada a como escrever, a criança pode desenvolver um modo de escrever desnecessariamente desconfortável, ineficaz, lento e confuso que será uma tribulação para toda a vida. Por isso, é especialmente importante para os pais e professores compreender como devem ensinar crianças esquerdinas a escrever correctamente.

Os factores mais importantes são: a posição do papel em que se escreve, a posição do braço e pulso e a preensão do instrumento de escrita.

O modo de escrever «em forma de gancho» que se observa com frequência em esquerdinos (ver Figura 1) resulta da falta de treino adequado. Não é assim que um esquerdino deveria escrever. Os esquerdinos adoptam esta postura, porque estão a tentar ver o que estão a escrever e não querem sujar o que acabaram de escrever com a sua mão, enquanto conferem uma inclinação para a direita às suas letras. Ambos os problemas são mellhor resolvidos pelo posicionamento do papel e pela preensão do lápis (entendendo-se que uma inclinação para a direita não é obrigatória e que são aceitáveis letras direitas ou inclinadas para a esquerda) (Referências: Clark 1959:7; Szeligo et al. 2000).
hook style, (c) MK Holder
Figura 1. Escrita «em forma de gancho»

      Posição do Papel
Para uma criança esquerdina, o papel deveria ser colocado para a esquerda da linha média do seu corpo e inclinado de modo a que o canto superior direito do papel esteja mais próximo da criança do que o canto inferior esquerdo (ver Figura 2). O papel é colocado de modo a que a mão da criança esteja para a esquerda e afastada do corpo, no início da linha de escrita, e termine a linha com a mão mais próxima do corpo e em frente a ele ou ligeiramente para a esquerda da sua linha média. O ângulo a que o papel está inclinado varia de acordo com cada criança - o que é importante que a criança recorde é que deve manter o braço perpendicular à extremidade da página (ver Figura 2). O pulso deverá estar direito (não curvado) e a mão usada para escrever deverá estar abaixo da linha de escrita.

Ensine-se as crianças esquerdinas a recordar três coisas quando estão a aprender a escrever:

 A agarrar o lápis ~ 2.5 cm e 3.8 cm a partir da ponta,

 A inclinar o papel de modo a que o braço faça um ângulo
      recto com a sua extremidade
     
(e a que o canto superior direito da página esteja próximo de quem escreve),

 A escrever com a mão abaixo da linha de escrita e com o pulso direito.

left-handed writing, (c) MK Holder
Figura 2.  Postura correcta, posição do papel e preensão para escrita com a mão esquerda


Uma vez que o acto de escrever envolve todo o braço, inclinar o papel confere ao escrevente a posição mais eficiente e confortável para o pulso, cotovelo e ombro. Alguns professores acham que é útil deixar a criança esquerdina começar a escrever ou praticar a escrita num quadro de giz montado numa parede (ou no chão, usando um pau num solo mole e liso). Isto permite que a criança mova todo o braço livremente, mantenha o pulso direito e não se preocupe com ver ou sujar a sua escrita, facilitando à criança a sua concentração na aprendizagem das formas das figuras (Referências: Gardner1945;Clark1959).



      Preensão do Lápis / Caneta
As pessoas que escrevem com a mão esquerda precisam de agarrar o instrumento de escrita a uma distância suficiente da ponta que lhes permita ver o que está a ser escrito e também a não sujar o que acabou de ser escrito. Professores e investigadores recomendam que a criança agarre o lápis entre 2.5 cm e 3.8 cm a partir da ponta (Referências: Gardner 1945; Cole 1955; Clark 1959).

Se uma criança tem tendência para agarrar o instrumento de escrita demasiado junto da ponta, o professor pode fazer uma marca no lápis na distância correcta, para lembrar ao aluno onde deve prender o lápis. O pulso deve estar bastante direito e não marcadamente curvado. Um problema comum a todas as crianças que começam a escrever é o aperto demasiado firme do lápis, o que torna a escrita tensa e cansativa. Geralmente a criança aprende a relaxar a sua preensão à medida que a escrita se desenvolve, mas os professores podem lembrar aos alunos que segurem o instrumento de escrita suavemente. A prática frequente e a permissão da escrita de letras grandes também ajudam as crianças a relaxar a sua preensão. A criança tenderá naturalmente a reduzir o tamanho da escrita à medida que atinge um melhor controlo motor (Clark 1959).


      Escrita em Espelho
A escrita em espelho consiste em escrever lÍnguas que se orientam da esquerda para a direita (como o Português) exactamente ao contrário E também em escrever as letras de tal modo que a sua forma só parece normal quando vistas ao espelho (ver Figura 3).

mirror writing, (c) MK Holder
Figura 3.  Exemplos de Escrita em Espelho


Algumas pessoas são capazes de escrever com facilidade e naturalmente deste modo (por exemplo, o inventor e artista italiano Leonardo da Vinci conservou os seus famosos cadernos de apontamentos com escrita em espelho). Se uma criança esquerdina tem tendência para a escrita em espelho, o professor pode ajudá - la a ultrapassar isto certificando - se que ela começa sempre a escrever no lado esquerdo da página. Isto pode ser feito colocando uma marca no lado esquerdo do papel da criança, mostrando o lado a partir do qual deve começar a escrever. Se a escrita em espelho persistir, o professor pode tentar outras estratégias para ajudar a criança a estabelecer a direcção correcta e a orientação das letras. Por exemplo, a criança pode ser instruída a copiar um texto devagar e cuidadosamente de uma página correctamente escrita. Se a criança tem problemas mesmo a copiar textos, o professor pode pedir - lhe que escreva por cima de palavras correctamente escritas (não se esquecendo de marcar em ambos os casos o ponto de partida no lado esquerdo).

      Como Corrigir Maus Hábitos de Escrita
Se uma criança já começou a escrever de um modo errado, um pai ou um professor pode desejar reeducar o principiante. Cole (1955) relatou bons resultados treinando de novo crianças pequenas depois de um período de seis semanas. Para serem bem sucedidos, os pais e professores têm de estar de acordo sobre o processo e trabalhar de perto com a criança. Durante o período de reaprendizagem, a criança deveria ser dispensada de qualquer trabalho de escrita escolar regular; de outro modo, a criança voltará ao velho estilo porque, de momento, é mais rápido do que escrever de maneira correcta. Explique - se à criança que se lhe vai mostrar como escrever mais facilmente e que ela levará poucas semanas a conseguir o mesmo. Demonstre-se a preensão adequada, a posição do papel, a posição do braço e do pulso, etc. Trabalhe - se com a criança de perto durante sessões práticas curtas (10 minutos para começar), mas frequentes (pelo menos uma vez por dia). É preciso lembrar que é difìcil quebrar velhos hábitos e substituí - los por novos e que isto representará para a criança um esforço temporário. Por isso, a criança não deverá escrever nada para além das sessões práticas durante duas ou três semanas, ou até que se sinta tão confortável com a nova maneira de escrever que a use espontaneamente. Certifique - se que a criança recebe muito encorajamento e apoio durante este difícil período.

      Referências Citadas
Clark, Margaret M. 1959. Teaching left-handed children. (NY: Philosophical Library, Inc.)

Cole, Luella. 1955. Handwriting for left-handed children. (Bloomington, IL: Public School Publishing Co.)

Gardner, Warren H. 1945. Left handed writing instruction manual. (Danville, IL: The Interstate).

Szeligo, F., B. Brazier, and J. Houston. 2003. Adaptations of writing posture in response to task demands for left- and right-handers. Laterality, 8(3): 261-276.


Holder, M.K. (2003). Ensinar Esquerdinos a Escrever. Handedness Research Institute papers. URL: handedness.org/portugues/escreveresquerdino.html



 Tradução portuguesa por amabilidade de Flora Azevedo.




  m a i s . . .


 


 R E C U R S O S

    Imprima os Seus Próprios Posters
HRI facilita o passar a palavra, fornecendo posters grátis que poderá imprimir e colocar em salas de aula, ou dar a pais, professores, administradores e estudantes. :

Left Write Poster       
   Poster «Como Escrever com a Mão eEquerda»
 


Handedness Research Institute
Indiana University ~ USA
Como nos pode contactar



.   HRI  |  ACERCA do HRI  |  PARA SI !  |  INVESTIGAÇÃO  |  EDUCAÇÃO  |  VOCÊ PODE AJUDAR  |  PROCURE + AJUDA  |  © 2004 HRI   .
. English | Japanese | Deutsch | Español | Chinese | Français | Korean | Italiano | Português | Russian  .

Promover investigação básica e mitigar a descriminação social e educacional em todo o mundo

h a n d e d n e s s . o r g